miércoles, octubre 05, 2011

Fazendo malabarismos para equilibrar a nossa vida

Logo Castilla Verde Frómista
Este é o novo logo da nossa fazenda, Castilla Verde, em Frómista (Palencia), España.

Nasceu pra representar o nosso trabalho em Biodinámica, o Homem no centro do universo, em harmonia com ele, criando e sendo criado pelas coisas que o rodeiam, pelo micro e macro-cosmo. Os diversos mundos em relação: mineral, vegetal, animal e Homem e o Universo. Tudo isso representado pela arvore da vida.

Cada vez que vejo este logo me surgem coisas diferentes na cabeça. A representação da ação do Homem em diferentes ambitos (social, cultural, natural...), ser espiritual, ser em-relação-com...

E hoje, pensando nas ultimas coisas que li de escritos de alguns amigos meus que vão passando por desafios intensos, e na minha própria trajetória confusa de vida e mi momento actual (parece que está durando séculos!), por não falar do momento mundial... vi este logo como um malabarista!

Isso é a gente tentando equilibrar tantas coisas na nossa vida: nossa saúde, nossos projetos, nossos anseios e medos... nossas frustrações, nossos desejos... nosso humor... equilibrando tantas coisas e fazendo isso com arte. De uma maneira, que parece que a propria arte de equilibrar é uma das finalidades no aprendeizado da nossa existencia. Como cantava Elis, a ESPERANÇA EQUILIBRISTA, sabe que o show de todo artista tem que continuar!!!

Uma mão levantada e conseguindo chegar ao universo, à iluminação, e a outra no pecado.

É tanto idéia, que a cabeça acaba aparecendo o centro de um aura de assuntos, e os pés num chão invisível, o nome de uma utopia que vai pouco a pouco se transformando realidade. Uma realidad que as vezes é luz, em outras confusão.

E você, artista? O que você vê?

miércoles, agosto 03, 2011

Agosto, a gosto de quem?

Un mes con calor, lluvias de verano, pocos conciertos, mucho jaleo, gente que viene y gente que va... trabajo, mas trabajo y mas trabajo... e las perspectivas las mismas.

Um mes que trabalhamos a gosto do cliente, dançando conforme a música e lutando para vencer o cansaço.

A natureza e os negócios vão timidamente dando e mostrando seus frutos, e a cabeça vai a mil, com as incansáveis horas de sol.

A melancolia de desejar o outono começa a aparecer, ao mesmo tempo que se acentua pensando que quando chegue, o recolhimento não será desejado e que a nostalgia do bom tempo o acompanhará.

E vamos vivendo com gosto, gostando do que vivemos, a gosto do cliente e a gosto nosso mesmo.

martes, mayo 31, 2011

A Mãe e a Vaca

Minha mãe veio me visitar este mes. Pasará um mesinho por aqui. Desta vez ficou hospedada em casa, na fazenda "Castilla Verde". É ótimo, temos muito mais convivencia num geral, e as crianças estão podendo ter uma avó realmente real - presente todo o tempo, e está uma curtição.

Desde que a Dona Marita chegou, fomos adaptando o cantinho que separamos para que se transformara no quarto dela. Ela vai, como uma heroína, adaptando-se à loucura da fazenda, às intermináveis horas de sol - e a falta de cortinas. As 6 da manhã já é de dia, e o dia dura até as 11 da noite. Se adapta também ao exceso de vida, gente, crianças e zum-zum... é verdade que também temos momentos de comtemplação, escutando o som das cigarras e das rãs no riacho.
Com um apanho aqui e outro acolá, fomos colocando lençóis e mantas que simulam mais horas de noite, garantindo umas horinhas extras de sono reconfortante.

Geralmente é o Pablo que ordenha, enquanto ajudo às meninas a preparar-se para a escola. Mas teve uma semana que assumi a tarefa (o Pablo foi pro Caminho de Santiago com a "Niña", a nova égua que conquistou seu coração). E um dia, que a mãe já tava pedindo ha tempos, ela veio comigo.
Tudo começou quando ela baixou as escadas, e voltamos pra cima pra dar um toque mais rural nas vestimentas.

Foi uma delicia poder compartilhar as minhas sensações e sentimentos da minha vida no campo com a minha mãe. Ela gostou e se sentiu (pelo que me contou) transportada a uma época na infancia, na qual ela compartia com os primos e tios uma vida no sitio. E pra minha surpresa, não demorou muito e já estava tirando bastante leite da Blanca Juana.

Juego de Tronos a la luz del Conductismo

     El cine ha retratado el comportamiento humano de diversas maneras. En la realización de este trabajo ilustraré algunos aspectos del con...